Campanha Março Azul-Marinho

Março Azul-Marinho

Campanha Março Azul-Marinho

O excesso de peso e a alimentação inadequada da população fez surgir um novo vilão para a saúde: o câncer colorretal, ou, câncer de intestino. Matando mais de 20 mil pessoas só no ano de 2020, a doença não distingue homens e mulheres e cresce exponencialmente, com estimativa de surgimento de 41 mil novos casos por ano até 2025 (INCA).

Recentemente, os casos de câncer de intestino entre famosos, como as cantoras Preta Gil, Simony, Pelé e Roberto Dinamite, chamaram a atenção da mídia e acenderam um alerta na sociedade.

Por isso, mais do que nunca, a campanha Março Azul​​-Marinho em conscientização ao câncer colorretal tem um papel muito importante para reforçar a necessidade de cuidados, trazendo esclarecimentos sobre prevenção e tratamento desse mal.

Logo, a Endoscopia+ trabalha ativamente, em conjunto com as entidades e órgãos de saúde, para disseminar a campanha e assegurar qualidade de vida para os seus pacientes.

Mas, afinal, o que é o câncer de intestino ou câncer colorretal?

O câncer de intestino engloba os tumores surgidos na parte do intestino grosso chamada cólon e reto (localizada no final do intestino, antes do ânus) e no ânus. Dentre os cânceres, o de colorretal é o único capaz de ser tratado na fase pré-cancerosa. Isso porque ele nasce como um adenoma, que é um pólipo ainda benigno.

 

A prevenção aumenta as chances de cura

O diagnóstico precoce oferece até 90% de chance de cura do câncer de intestino, e o exame de colonoscopia é um importante aliado na prevenção e diagnóstico, sendo, portanto, essencial para diminuir a incidência de tumores e aumentar as chances de cura. 

Isso é possível porque a maioria dos cânceres colorretais se desenvolvem a partir de pólipos adenomatosos, que são lesões benignas e que são visualizadas e removidas durante o próprio exame de colonoscopia.

Exames e Tratamento

Há dois exames capazes de detectar precocemente os tumores de intestino: o Teste FIT – que aponta sangue nas fezes (mesmo oculto a olho nu) e a Colonoscopia (exame de imagem que vê o funcionamento do intestino por dentro). 

Em caso de diagnóstico positivo para câncer, o tratamento poderá incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia e terapia biológica. A escolha vai depender da localização do tumor e do estágio da doença.

Fatores de Risco e sintomas

São fatores de risco para esta doença fumar, consumir alimentos ricos em gorduras saturadas, ter uma vida sedentária, consumir bebidas alcoólicas, idade superior a 45 anos, história familiar de câncer colorretal, história pessoal da doença (já ter tido câncer de ovário, útero ou mama), baixo consumo de cálcio e obesidade. Enquanto os principais sintomas são perda de peso involuntário, diarréia e/ou prisão de ventre frequente, sangue nas fezes, gases ou cólicas. Mas, também fique alerta em casos de anemias de repetição, cansaço e indisposição sem razão, ânsias ou vômitos, dores na região anal ou sensação de intestino cheio mesmo após evacuação. Não esqueça! Procure atendimento médico especializado já com os primeiros sintomas.

 

Lembre-se: O câncer de intestino tem cura

Porém, quanto mais cedo iniciar o tratamento, maiores as possibilidades de cura. E após a cura, ainda é necessário um rigoroso acompanhamento com consultas e exames para evitar ou detectar um possível retorno. 

 

Março Azul-Marinho: Práticas para uma vida saudável

A alimentação saudável e equilibrada com nutrientes, vitaminas e minerais nas proporções adequadas para o bom funcionamento do organismo são essenciais para a prevenção de qualquer doença, inclusive do câncer de intestino. Evitar o álcool e o tabaco continua sendo uma obrigação para quem quer viver mais e melhor, não deixando de lado a prática de exercícios físicos regulares.

 

Agende seus exames na Endoscopia+

A Endoscopia+ conta com equipamentos tecnológicos e uma estrutura moderna, além de um corpo clínico especializado e de excelência. Aqui você terá tratamento completo e tudo o que é necessário para a recuperação em um só lugar. Para nós, a saúde e a qualidade de vida dos nossos pacientes é prioridade. 

 

Levamos o resultado do seu exame até você

Pensando sempre na sua comodidade e satisfação, disponibilizamos também o serviço de leva e traz. Fale conosco e saiba como contratar.

 

FONTE: Com informações do CH-UFC/Ebserh, Sociedade Brasileira de Coloproctologia e o Ministério da Saúde

Leave A Reply

Podemos ajudar?