COLONOSCOPIA

Durante o procedimento é possível a realização de biópsias (retirada de um pequeno pedaço de tecido o qual pode ser estudado utilizando o microscópio) e pode ser utilizado para remover lesões, tais como os pólipos, quando necessário.

Para realizar o exame é muito importante fazer um preparo intestinal adequado para que o médico consiga visualizar a mucosa do cólon sem interferências.. Caso hajam resíduos no interior do colón durante o procedimento, o mesmo será interrompido e você terá que repetir novamente.

O preparo consiste basicamente em uma recomendação de dietas, laxantes e até mesmo lavagens. O passo a passo completo será informado a você antes da realização do exame.

Em razão da sua incomparável performance em detectar anormalidades de cólon e seus usos terapêuticos, a colonoscopia não pode ser substituída, no momento, por nenhum outro exame.

O exame pode ser indicado em casos de suspeita de doenças no intestino grosso ou no reto.

Em caso de sangramento pelo ânus; alteração da frequência das evacuações ou consistência das fezes Confirmar hipótese de colite e prevenir o câncer do intestino grosso Acompanhar paciente já submetidos a remoção de pólipos do intestino grosso e investigar sintomas abdominais de origem incerta
O exame pode ser indicado em casos de suspeita de doenças no intestino grosso ou no reto.

Em caso de sangramento pelo ânus; alteração da frequência das evacuações ou consistência das fezes Confirmar hipótese de colite e prevenir o câncer do intestino grosso Acompanhar paciente já submetidos a remoção de pólipos do intestino grosso e investigar sintomas abdominais de origem incerta

O cólon precisa estar completamente limpo, para permitir um exame minucioso e realizar quaisquer procedimentos terapêuticos apropriados. Dessa forma, será necessário preparar seu intestino grosso cuidadosamente para o exame. Por favor, preste muita atenção nas instruções dadas para o seu preparo intestinal. Mesmo que instruções sejam seguidas cuidadosamente, se a preparação não for suficientemente boa, a colonoscopia pode ser suspensa e pode ser reprogramada Se necessitar tomar sua medicação habitual, sua eficácia pode ser alterada pela preparação oral (isso implica também para a pílula anticoncepcional).
O exame é realizado com um tubo flexível chamado “colonoscópio”, o qual é introduzido pelo ânus. Durante o exame, o ar é insuflado para reduzir as pregas das paredes do intestino. Você pode experimentar uma sensação de distensão e necessitar eliminar o ar preso quando acordar. Biópsias podem ser realizadas durante o exame se o médico achar necessário. A fim de tornar o exame mais fácil, um anestésico geral ou sedação intravenosa são sempre oferecidos ou programados. O endoscópio é desinfetado entre os exames, os acessórios são esterilizados ou destruídos (no caso de equipamento perfurante como agulhas). Quais complicações podem ocorrer durante ou após o exame? Além das complicações associadas com anestesia ou sedação, qualquer procedimento médico, exame exploratório ou operação envolvem um risco de complicações, mesmo quando conduzidos habilmente com segurança conforme as normas e conhecimentos atuais. Complicações da colonoscopia são raras: – Perfuração de parede intestinal pode tornar necessária a cirurgia (com seus próprios riscos); – Sangramento (especialmente após remoção do pólipo), pode em casos excepcionais necessitar de cirurgia e/ou transfusão de sangue ou seus derivados; – Outras complicações são possíveis, mas raras, tais como problemas cardiovasculares, respiratórios ou infecção. Seguindo os procedimentos de limpeza, desinfecção e esterilização validadas recomendados pelas sociedades científicas brasileiras e internacionais, nenhum caso de transmissões de infecções virais tem sido relatado (Hepatite B, Hepatite C, AIDS).

Fale conosco

Bertec Batel Office

Av. Sete de Setembro, 4682 sl 2
Batel, Curitiba

Atendimento

Segunda a sexta | 9h às 18h
Sábados | 9h às 13h
Verifique a disponibilidade de cada unidade
Podemos ajudar?